ALGARVE

Ponto prévio: sou suspeito de tudo o que vou dizer sobre o Algarve pois sou completamente apaixonado por ele. No sul de Portugal encontram-se algumas das melhores e mais bonitas praias do país, arrisco-me a dizer do mundo em alguns dos casos. O mar mais calmo em comparação com o resto do país e as suas peculiares arribas em torno das praias fazem do Algarve um dos destinos mais procurados na Europa nos meses de Verão.

Praia do Carvoeiro

Considerada a melhor praia da Europa pelo site European Best Destination, a Praia do Carvoeiro, localizada no centro da vila piscatória do Carvoeiro, concelho de Lagoa, é sem dúvida um dos locais a visitar no Algarve. 
Das falésias uma vista deslumbrante sobre o areal e sobre o Oceano Atlântico. As aguas límpidas, ora fortes ora calmas, convidam os amantes de paddling a se fazerem ao mar para descobrir as grutas ao longo da costa. Também do Carvoeiro saem varias excursões de barco para visitar o famoso Algar de Benagil, uma pérola da costa algarvia. 
A cada ida ao Algarve o Carvoeiro é para mim paragem obrigatória, visitar os amigos que por lá trabalham e dar um mergulho naquelas águas.

Praia do Paraíso

​É também no Carvoeiro que se encontra outra das praias mais bonitas do Algarve. Do alto da escadaria vê-se o minúsculo areal perdido entre as arribas. A Praia do Paraíso é tal como o nome indica um paraíso. De facto o nome da praia é para ser tomado em conta de forma literal. É pequena em tamanho, mas rica em beleza. Não é muito conhecida, o que, é bom no Verão Algarvio, conseguindo-se assim escapar para longe das multidões. Se é essa ideia esta pequena praia é o ideal. O som das ondas transmitem uma paz indescritível para quem como eu gosta de ler um livro estendido na toalha.

Praia do Carvalho

Mais uma praia que fica no concelho de Lagoa. A praia do Carvalho é outra obra esculpida pela Natureza. O areal fica entre duas enormes arribas e só é acessível pelo túnel que passa por dentro da falésia ou então pelo mar numa daquelas excursões já referidas ao Algar de Benagil. O acesso é complicado e é talvez por isso que a praia do Carvalho ainda permaneça "secreta". Pode-se conhecer esta e outras praias no alto das falésias através do famoso percurso dos Sete Vales Suspensos. 

Praia do Alemão

A praia do Alemão situa-se entre as famosas praias do Vau e da Rocha no concelho de Portimão. Se a nível de fama fica longe das suas vizinhas, a nível de beleza é muito superior. As suas águas azul-turquesa e verde e as suas arribas avermelhadas, conferem-lhe uma vista paradisíaca.  O areal é grande em comparação com as praias referidas anteriormente, no entanto isso não é sinónimo de confusão. Pelo contrário, a praia do Alemão tem a seu favor uma tranquilidade difícil de encontrar no Algarve por esta altura do ano.

Praia da Marinha

É talvez a mais famosa praia portuguesa e não é para menos. A beleza da Praia da Marinha é inesgotável! Considerada em 2016 pelos utilizadores do site Tripadvisor umas das vinte e cinco melhores praias do mundo, esta praia situada no concelho de Lagoa é uma verdadeira obra-prima da Natureza, rodeada por falésias de tons dourados, com arcos que lhe conferem uma aparência única. A juntar a isso é banhada por águas azuis tão transparentes que permitem ver o fundo do mar de forma perfeita. Do alto das falésias, a vista panorâmica é um regalo para os olhos.

Praia dos Estudantes

No concelho Lagos encontra-se uma praia excelente para quem procura o sossego. A charmosa praia dos Estudantes é um pequeno areal entre duas arribas, abrigada dos ventos e apenas acessível através de um túnel escavado à mão desde da praia da Batata. A ponte que liga as arribas dá-lhe um toque de classe que atrai os amantes da fotografia. O som das ondas a bater nas rochas é o som relaxante que se pode encontrar neste míni paraíso. Com muita pena minha foi a única praia que não consegui fotografar do alto das falésias.

Praia do Camilo

É no concelho de Lagos que se encontra a minha praia favorita do Algarve. Perto do ex-líbris da região, a Ponta da Piedade, encontra-se a praia do Camilo. 
É uma das praias mais bonitas do Algarve. O areal rodeado por falésias pode ser apreciado do alto das mesmas ou da escadaria que dá acesso a esta lindíssima praia. O seu encanto é inegável! Em caso de maré alta o areal arrisca-se a desaparecer, isto é, as ondas chegam até às escadas e impedem os turistas de se estenderem nas toalhas.