ANDERMATT

A cerca de hora e meia de Zurique está Andermatt. É no coração do Vale Ursern, no cantão de Uri a mais de 1400 metros de altura que esta charmosa aldeia se encontra. Procurada pelos turistas durante todo o ano, em especial no Inverno, pelos apaixonados pelos desportos da época. Conhecida pela sua hospitalidade, a aldeia e as montanhas em seu redor, contrastam o verde do Verão com o branco da neve que cai todos os Invernos.

A aldeia

Charmosa, é este o melhor adjetivo para ilustrar esta pacata aldeia rodeada por montanhas. Muitos são os hotéis que aqui se encontram, não fosse Andermatt uma das zonas mais procuradas para relaxar na tranquilidade dos Alpes Suíços. 

Outubro trouxe um dia de sol, perfeito para fotografar o verde que ainda prevalece até à chegada da neve. Dia perfeito também para caminhar pelas ruas aproveitar a excelente gastronomia e dar de cara com a pacatez que se passa os dias num local com pouco mais de 1500 habitantes. 

De facto, a paz reina por aqui nesta altura do ano, contrastando, pelo que contam os habitantes, com a grande afluência de turistas na época alta de Inverno. ​ 

Aqui podes encontrar hotéis em madeira com telhados negros, flores nas varandas e bandeiras por toda a parte, tal e qual se encontra nos postais da Suíça. A arquitetura tipicamente Suíça dá, o tal charme já referido à aldeia e a tranquilidade da mesma apodera-se de ti.

A montanha

Não é que a aldeia também não fique na montanha, sim fica, mas a zona que se enche de praticantes de desportos de Inverno fica a alguns quilómetros e também a uns metros mais acima.

Paisagens fabulosas e uma serenidade ainda maior que na aldeia, é um regalo para os turistas. É difícil expressar em palavras a beleza que se encontra e espero que as fotos me auxiliem nessa tarefa.

Irei voltar no Inverno para comparar a beleza do verde com a do branco. Será, certamente uma difícil escolha.