CUBA

Cuba, um paraíso das Caraíbas perdido no tempo. A "Ilha de Fidel", a maior e mais populosa ilha das Caraíbas, esta parada no tempo desde do tempo da revolução Comunista, operada por Fidel Castro e pelo herói do povo Ernesto Che Guevara. Um povo de sorriso fácil, nos seus carros clássicos americanos nas ruas em ruínas que me fizeram voar no tempo. Incrível como a pobreza com que vivem não lhes tira a felicidade! Como dizem os cubanos: "com sol, rum e mar nós somos felizes!" , e diga-se, é bem verdade!

Havana e Varadero foram os locais escolhidos para a nossa viagem, mas num país enorme como Cuba tanto ficou para conhecer, Santiago, Viñales ou Cayo Coco seriam certamente locais que iria adorar.

Havana

Havana foi a primeira paragem em Cuba, a capital cubana respira historia por todos os lugares, um local intrigante para se descobrir. 

Plaza de la Revolucion, Plaza Vieja, Plaza de la Cathedral são locais de passagem obrigatória, sem esquecer La Habana Vieja onde a magia acontece com as garagens de carros que mais parecem museus, ou então os mercados coloridos das frutas tropicais e sem esquecer, por fim o Capitolio, um dos mais emblemáticos e conhecidos monumentos cubanos.

A musica também esta presente por toda a cidade, em quase todas as esquinas encontram-se pequenos grupos tocando musicas tipicamente Cubanas esperando uma gorjeta dos turistas.

A gastronomia Cubana não é uma das maiores atrações da Ilha, a "culpa" é da escassez de produtos. Ainda assim vale a pena provar Lagosta e pratos com Camarão, as especialidades em Cuba.

Varadero

A cerca de 150 Km de Havana fica a zona turística mais procurada de Cuba. Em Varadero podes encontrar mais de 20 Km de praia de areia fina e agua azul turquesa, recheada de palmeiras e com centenas de hotéis que atrai milhares de turistas todos os anos.

 

É um local perfeito para descansar, mas é também um local onde há muitas actividades para fazer como: mergulho, snorkel, windsurf, canoa, andar de catamarã ou nadar com os golfinhos no Delfinario. Varadero é sem duvida um dos locais a visitar em Cuba para quem adora praia e procura a tranquilidade junto ao mar. Os cubanos dizem que não há nada mais relaxante que beber um Cuba Livre (bebida típica de Cuba) e ouvir o mar! Não podes deixar Varadero sem experimentar essa sensação, senão for com Cuba Livre, que seja um Mojito ou uma Pina Colada.

Cayo Blanco

Cayo Blanco é um dos muitos de "Cayos" que existem em Cuba. Esta pequena ilha que conta apenas com um bar e um restaurante, só é possível lá chegar através das excursões de Catamarã que existem em Varadero. É uma viagem animada de Catamarã que dura pouco mais de uma hora, pelo meio uma paragem para visitar os Golfinhos. Não há muito a fazer em Cayo Blanco a não ser comer uma bela lagosta e aproveitar a agua quente e limpa do local.

Visitei Cayo Blanco já depois do furacão que abalou a zona em Setembro de 2017. O local encontra-se um pouco destruído, mas ainda assim percebe-se a sua beleza.